segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Continuação...

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA: é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz. O museu foi inaugurado na segunda-feira de 20 de março de 2006.
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h - não abre às segundas-feiras.


TEATRO MUNICIPAL: O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil. Foi construído para atender principalmente à ópera e ao concerto. Abriga a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo.




MUSEU DO IPIRANGA: O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".
Um dos principais objetivos do museu é mostrar aos visitantes o protagonismo do povo paulista na História do Brasil.







MERCADO MUNICIPAL: O Mercado Municipal de São Paulo, inaugurado em 1933, é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O entreposto foi totalmente reformado em 2004.A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercado é hoje um ponto de encontro dos paulistanos.




MASP: O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 1968, na avenida Paulista. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial. O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.




OBELISCO DO IPIRAPUERA: (também chamado Obelisco de São Paulo) é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) - mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes.
Para homenageá-los e preservar a memória da rebelião, há cenas bíblicas e passagens da história paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano. O obelisco, feito em puro mármore travertino, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera. A Revolução Constitucionalista, Revolução de 1932 e Guerra Paulista foram os nomes dados ao movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932.




PARQUE DO IBIRAPUERA: é o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade.





CATEDRAL DA SÉ: A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé. É um dos cinco maiores templos góticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.









TORRE DO BANESPA: O edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício do Banespa) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o 3º mais alto da cidade, e o 4º mais alto do Brasil. Construído a partir de 1939, para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960. Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque. Logo após a inauguração, na década de 40, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.



Já estive em cinco, dos nove pontos que passei, Museu do Ipiranga, MASP, Obelisco, Parque do Ibirapuera e na Catedral da Sé, porém os outros quatro, já passei na porta, é claro com um interesse enorme. Tem outros tantos pontos importantes na cidade, mas esses são os meus principais pontos turísticos.



Recomendo, a todos, fazerem uma pequena listinha dos locais que mais gostam da cidade e irem visitar, como eu acabei de fazer aqui e que em breve estarei visitando os lugares que ainda não conheço.




Até mais!!!





(Fonte: Wikipédia, A Enciclopédia Livre)

Um comentário:

  1. amei esse post,poxa agora qe me deu mais vontade ir pra são paulo,uma parte da minha familia mora aí,eu como moro aqi em Campo Grande-MS,ñ vejo a hora de fazer 18 anos e ir morar ai em sampa.qero visitar todos esses lugares lu.adorei as fotos.
    Bjos :D

    ResponderExcluir